segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Filosofia (trabalhos dos alunos)

A importância do conhecimento na sociedade actual


O conhecimento, num conceito genérico de conjunto de experiências, valores e informação contextualizada, cria um enquadramento para avaliar e incorporar novas experiências e nova informação. Necessita e constrói-se a partir desta, mas depende de referências, contextos específicos, valores, concepções do mundo e visões do futuro que o retêm; a sua reprodução baseia-se nos contactos interpessoais numa comunidade.
Desde sempre o conhecimento serviu a sociedade. Se remontarmos a milhares de anos A.C. encontramos várias revoluções da informação como a invenção da escrita, do livro, da imprensa até à invenção das tecnologias de informação, como telecomunicações, computadores, digitalização e banda larga que fazem crescer, evoluir, ter poder.
Conhecimento implica, pois, mudança, mas, também, reconhecimento, quer à escala individual, de comunidade, de sociedade ou até mundial.
Hoje em dia, fruto do conhecimento e evolução tecnológica e industrial, os países rivalizam, reivindicam e conseguem alcançar poder.
Vive-se, no presente, no mundo da aquisição e do alargamento do conhecimento, pois é este que gera riqueza e bem-estar.
Conhecimento provoca desenvolvimento, criação de novas ideias, novas técnicas, novas políticas, novas filosofias de vida, isto é, provoca inovação. Quer aquele, quer esta são vantagens competitivas a nível individual, empresarial e estatal.
O homem já percebeu que não mais pode progredir sem formação e informação que lhe proporcione experiências geradoras de conhecimento para poder crescer e ser diferente.
A Globalização, resultante dos meios tecnológicos, dará cada vez maior importância ao conhecimento. O futuro do mundo dependerá dele, que provocará competitividade, parecendo-nos certo que as pessoas viverão melhor numa sociedade onde ele seja entendido como factor essencial ao desenvolvimento, gerador de novas oportunidades. Daí que se verifique em todo o mundo apostas na educação, na mudança, na abertura de ideologias ao mundo.
As diferentes áreas de uma sociedade irão beneficiar do conhecimento, como a ciência, a saúde, a educação, a economia, a justiça, o que provocará melhores níveis de vida, assim como a necessidade de cada um acompanhar essa evolução e tentar corresponder às novas exigências.
Contudo, penso que a inovação gerará competitividade exagerada, com consequências negativas nos comportamentos, originando maior egoísmo, maior discriminação social, maior poder individual, empresarial e político.

Mariana Amaral
11.º B N.º 16

Sem comentários:

Enviar um comentário