segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FILOSOFIA (Demonstração e Argumentação )

Na argumentação a conclusão é mais ou menos plausível; as provas apresentadas são susceptíveis de múltiplas interpretações, frequentemente marcadas pela subjectividade de quem argumenta e do contexto em que o faz. Na argumentação procura-se acima de tudo, convencer alguém que uma dada tese é preferível à sua rival. É por isso que só se argumenta nas situações em que existem várias respostas possíveis. Toda a argumentação implica deste modo o envolvimento ou comprometimento de alguém em determinadas teses.

Na demonstração a conclusão é universal, decorrendo de forma necessária das premissas, e impõe-se desde logo à consciência como verdadeira; as provas são sem margem de erro e não estão contaminadas por factores subjectivos ou de contexto. A demonstração assume um carácter impessoal. É por isso que podemos dizer que a mesma foi correcta ou incorrectamente feita, dado só se admitir uma única conclusão.

22 comentários:

  1. Boa tarde, eu queria que me desse um exemplo de demonstração e outro exemplo de argumentação, para eu ficar a perceber, melhor. bastam 2 exemplos curtos só para eu conseguir bem a diferença entre eles tenho um trabalho que precuso disso... obrigado

    ResponderEliminar
  2. @anónimo um caso de demonstração é: Prove que há gravidade! Tu levas a maçã, e largas no ar e estás a demonstrar a gravidade.
    argumentação: não podes usar a palavra "prove", mas sim "justifica" portanto fica: Justifica a tua escolha de ser benfiquista(:b)! Sou do Benfica porque estou apaixonado! portanto neste último só pode haver justificação porque é algo subjectivo, sem resposta que seja provada, apenas bem justificada

    ResponderEliminar
  3. ola voces não têm mais nada para fazer da vida vão apanhar no rabo mas é e digovos é bem bom sentir o liquido quentinho dentro do rabo é memo bom :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a gente nao precisava de saber que ja tinhas experimentado, mas okay...

      Eliminar
  4. tu e que nao tens mais nada pra fazer da vida...
    si tivesse algo para fazer nao tarias a dizer besteira...
    seu anormal

    ResponderEliminar
  5. tú é que nao tens cabrão de merda, VAI MAZÉ BATER PUNHETA FILHO DUMA GANDA PUTA!

    ResponderEliminar
  6. estas pessoas nao teem o minimo de respeito.

    ResponderEliminar
  7. fiquei satisfeito! simples e esclarecedor, muito bem :)

    ResponderEliminar
  8. que falta de respeito pelo trabalho dos outros e mesmo pela pessoa enfim... muito bom trabalhao

    ResponderEliminar
  9. quando as virtudes!!
    nadam no mar
    as pessoas rudes
    vao se cagar

    ResponderEliminar
  10. isto realmente há pessoas sem respeito nenhum. Muito Obrigado pela informaçao presente no site, foi muito esclarecedora e explicita. continuem....

    ResponderEliminar
  11. Muito bom... obrigado!! Com teste para a semana e finalmente compreendi!

    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  12. esta gente é bem parva, neste site está a ser abordado um tema filosófico pelo qual os comentários devem ser de acordo com esse tema, e não repletos de faltas de educação e de gente ordinária, se querem brincar vão para o sítio indicado!
    tenham mais respeito pelas outras pessoas que querem estudar filosofia

    ResponderEliminar
  13. Muito esclarecedor, obrigada!
    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  14. Adorei, meu teste de filosofia irá correr muito melhor agora... Não querendo parecer uma pessoa má, mas o meu professor não explica nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sua ma pessoa. devias agradecer ao teu professor por teres vida

      Eliminar
  15. Quem controla o blog devia retirar as afirmações despropositadas! Era uma obra de caridade, para não termos de ver o que as mentes tão tacanhas dizem.

    ResponderEliminar