domingo, 7 de fevereiro de 2010

Avatar

Síntese do Filme “Avatar”

Avatar é um filme de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron. Concentra-se num conflito épico em Pandora, uma das luas de Polifemo. Aqui, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, corpos humanos geneticamente modificados, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa.
No ano 2154 d.C., a corporativa humana RDA explora um precioso minério em Pandora, habitada por uma espécie de humanóides chamada Na'vi, que vive em harmonia com a natureza. Eles veneram uma deusa chamada Eywa. Os humanos não são capazes de respirar na atmosfera de Pandora, rica em dióxido de carbono. Além disso, não têm uma convivência pacífica com os Na'vi por não entenderem a sua cultura de venerar a natureza.
Os pesquisadores humanos coordenados por Dra. Grace Augustine criaram o Programa Avatar gerador de híbridos humano-Na'vi. Um humano que compartilhe material genético com um Avatar é mentalmente ligado e pode conectar-se através de ligações neuronais que permitem o controlo do corpo do Avatar. Jake Sully é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai para Pandora. Jake nunca usou um Avatar e não tem nenhum conhecimento sobre a cultura Na'vi. A equipa de pesquisa deixa que ele participe no programa, tendo-o mais como um segurança do que como um cientista.
Quando Jake serve de segurança à Grace e ao biólogo Norm Spellman, em forma de Avatar, é atacado por uma criatura local e perde-se do resto do grupo. Na selva, é salvo por uma Na'vi fêmea, Neytiri que inicialmente quer deixar Jake, mas após ser coberto por sementes da Árvore da Vida, decide levá-lo para a Casa da Árvore, onde mora o seu clã, os Omaticaya.
Quando o Coronel Miles Quaritch sabe da ligação próxima de Jake aos Na'Vi, ensinado sobre Pandora por Neytiri, promete-lhe pernas funcionais em troca de convencer os Omaticaya a saírem da Casa da Árvore. Jake começa a preferir o modo de vida dos Na'Vi, une-se aos Omaticaya e inicia um relacionamento com Neytiri. A sua mudança de lealdade é demonstrada quando Jake ataca máquinas da RDA que vieram destruir a Casa da Árvore. Perante isto, Quaritch desliga Jake do seu avatar e descobre o seu video-diário onde esta diz que os Na'Vi jamais deixarão a região, o que leva a que Quaritch ordene a destruição da Árvore embora com a discordância de Grace, por considerar que isso afectaria a rede neuronal bio-botânica de Pandora.
Os Omaticaya consideram Jake e Grace traidores e aprisionam-nos o que provoca rebelião. Mais tarde, Grace é ferida e Jake vai pedir ajuda aos Omaticaya para a salvar. Há uma tentativa de transferir a alma de Grace para o seu avatar, mas os ferimentos da cientista são graves demais e ela morre.
Jake e Tsu'Tey, usam Toruk para voar até os diferentes clãs Na'Vi e convencê-los a juntarem-se à sua luta. Depois, Jake ora para Eywa, pedindo a sua ajuda. Na batalha que se segue, muitos Na'Vi morrem. Quando a derrota parece próxima, a fauna de Pandora ataca e tira a vantagem a RDA. Jake é exposto à atmosfera e quase morre, mas é salvo por Neytiri após esta matar Quaritch.
Selfridge e os militares são expulsos de Pandora, mas os Na'Vi aceitam a permanência dos cientistas. Jake torna-se líder dos Omaticaya, com a alma transferida permanentemente para seu avatar por meio da Árvore das Almas.
Este filme evidencia claramente as divergências entre os humanos. Diferentes culturas, diferentes raças, diferentes crenças que tornam uma sociedade mais rica. Porém, por vezes, determinadas pessoas não aceitam a existência de uma outra cultura que pode ser interessante ou mesmo fascinante. Existem vários estereótipos que têm as suas próprias características, como por exemplo os habitantes de Pandora, caracterizados por uma língua diferente, acreditando em poderosos líderes, na Árvore das Almas, etc. São um povo unido que mostra valores como a lealdade, solidariedade, compaixão, amor, amizade, ou seja, espirituais, que valoriza a natureza, a paz e a tolerância.
Os Na’vi acreditam nos seus rituais e acima de tudo, acreditam em si mesmos, que são fortes, que se conseguem defender, como povo unido que são, das ameaças feitas pelos humanos, que, pelo contrário, querem a todo o custo mover os Na’vi para outro local, pois a zona onde estes habitam é rica em reservas de um precioso minério chamado Unobtainium. Ou seja, há uma luta por um valor material que pode levar à fúria dos que pretendem obter o tal precioso minério e à destruição dos inocentes, os Na’vi. Estes só querem que os deixem em paz para deste modo viverem em harmonia. Mas, Jake e os seus companheiros acreditam que os Na’vi, considerados pelos humanos como primitivos, são um povo como todos os outros que têm o direito de não lhes ser destruída a sua casa.
“ Avatar ” apela também à sinceridade e mostra-nos como uma pessoa que inicialmente está disposta a contribuir para a destruição de uma comunidade, a partir do momento que começa a interagir e comunicar com ela, consegue mudar de opinião. A integração num novo povo pode mudar a forma de pensar de certas pessoas.
O filme transmite a mensagem de que todas as culturas devem ser respeitadas e aceites, não podendo, por serem minoritárias, ser ultrapassadas por outras, sem hipótese de defesa.
“Avatar ” pode, por outro lado, mostrar a evolução a vida ao longo do tempo. Os Na’vi eram um pouco semelhantes ao ser humano, apesar de terem caudas, perto de 3 metros de altura e ossos naturalmente muito fortes. Então, nada nos leva a contradizer a possibilidade de daqui a milhões de anos com todas as mutações, diferenças ambientais e sociais, o ser humano evoluir para algo mais puro, mais fascinante.
É possível considerar este filme como um primeiro passo em busca da pura de um dos maiores males do homem: a ganância, não deixando, contudo, de dar relevo à esperança e persistência, numa trama onde para se alcançar os objectivos e ultrapassar obstáculos é necessário possuir estas virtudes. Tratando um choque de culturas e procura transmitir conceitos de religião, filosofia, ecologia, ciência e mitologia de uma forma constante, James Cameron faz do filme um veículo de introspecção, através da ficção de um mundo de novas descobertas e experiências, com amor e redenção, onde parece aceitar, como Descartes, que o corpo e a mente funcionam de forma misteriosamente sincronizada regidos por leis criadas por Deuses.
Surge a dúvida a muitos se Avatar não será um pedido de desculpa dos americanos ao povo indígena e à sua filosofia, numa tentativa de redimir-se dos erros históricos cometidos.

Trabalho realizado por:
Mariana Amaral 11ºB N.º 16
Nuno Rodrigues 11.º B N.º17

2 comentários:

  1. eu vi e gostei
    mais naum precisava nem olhar eh soh ve esse resumo tem tudo!!!
    eh otimo
    Achei todas as respostas das perguntas da aula!!!

    ResponderEliminar